domingo, 3 de abril de 2011

AULA 4

Palavras são iguais
Sendo diferentes
                    - Titãs -

          Em nosso cotidiano usamos o tempo todo inúmeras palavras para nos comunicar. Certa vezes, a mesma palavra apresenta sentidos diversos dependendo de onde estamos e com quem falamos. Vamos ver o vídeo abaixo para pensarmos um pouquinho sobre tudo o que podemos dizer usando letras para criar palavras.



          Nossa língua é tão rica em palavras que naturalmente ninguém conhece todas elas. Sendo assim, muitas vezes nos deparamos com palavras que desconhecemos o que significam. Durante esta aula aprenderemos a encontrar o significado das palavras utilizando corretamente o dicionário, uma vez que essa habilidade nos será exigida durante diversas vezes em nosso curso.
           Faremos essa experiência com um texto conhecido de todos os brasileiros. Primeiramente escutaremos o Hino Nacional e acompanharemos sua letra.

HINO NACIONAL
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva
I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
          Agora, faça uma lista com as palavras destacadas em amarelo. A lista deve ser organizada segundo a ordem alfabética.
          A ordem alfabética é o primeiro passo para compreendermos como o dicionário está organizado. Além do dicionário, podemos encontrar a ordem alfabética em muitas situações da nossa vida: listas de presença, listas de classificação, guias de ruas, listas telefônicas, enciclopédias, entre outros. Para tanto é necessário recordar exatamente a ordem das letras no alfabeto:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

          Contudo, não basta conhecermos a ordem das letras no alfabeto. Também precisamos lembrar que, se desejamos organizar as palavras em uma lista, uma embaixo das outras, teremos casos de palavras que começam com a mesma letra. Então teremos de utilizar um critério para saber qual virá em cima e qual embaixo. Veja o seguinte caso:
flâmula        florão           fulguras       fúlgidos
         Como saber qual vem antes?
         Numa lista em ordem alfabética, quando encontramos palavras em que a primeira letra é a mesma, devemos olhar a segunda. Caso a segunda letra também seja igual, devemos olhar a terceira, sempre de acordo com a ordem das letras no alfabeto.
f
l
â
m
u
l
a

f
l
o
r
ã
o


f
ú
l
g
i
d
o
s
f
u
l
g
u
r
a
s

         Uma vez organizada a nossa lista, ela deve ter ficado assim:

brado
clava
colosso
esplêndido
flâmula
florão
fúlgidos
fulguras
garrida
impávido
lábaro
límpido
penhor
plácidas
resplandece
retumbante
vívido

          Nosso próximo passo é descobrir o que cada uma dessas palavras significam. Para tanto, usaremos o dicionário.
          De posse de um dicionário, comece pela palavra brado.
          Sabendo que o dicionário está organizado em ordem alfabética, devemos ir primeiro até onde estão as palavras que começam com a letra B.
          Como há muitas palavras em língua portuguesa que começam pela letra B, o dicionário nos oferece um instrumento que nos permite chegar mais fácil aonde nós queremos. A esse facilitador nós chamamos referência.
          Se olharmos no topo das páginas do dicionário, veremos um conjunto de letras que indicam como se iniciam as palavras que estão localizadas naquela página. Por exemplo, no dicionário Houaiss, que utilizamos na escola, procurando pela palavra brado, chegaremos a uma página em que se encontra as três primeiras letras dessa palavra, ou seja, bra. Isso nos indica que a palavra procurada se encontra na página da referência, ou nas páginas vizinhas.
          Tendo localizado a referência, agora basta localizarmos a palavra procurada e descobrirmos o significado dela. Veja abaixo:

bra.do s.m. 1. voz forte ou enérgica de forma a ser ouvida longe ou com temor; grito 2. grito de queixa, súplica ou protesto; clamor

          Se observarmos atentamente o registro dessa palavra, poderemos notar uma série de informações que conseguimos obter a partir do dicionário. Vejamos:
·       podemos saber como a palavra é dividida em sílabas;
·       podemos saber a que classe gramatical a palavra pertence, ou ainda se é masculina ou feminina. É isso que indica a abreviação em vermelho – s.m.substantivo masculino.
Observação: na procura por palavras, perceberemos a presença de muitas abreviações e indicadores. Para que nós os conheçamos plenamente, basta ler as instruções que estão no início do dicionário.
          Contudo, muitas vezes, ao procurarmos palavras no dicionário, nosso principal objetivo é encontrar o significado delas, como estamos fazendo com brado. No caso da palavra procurada, notamos que temos dois números seguidos de frases que as explicam. Cada número indica um possível significado da palavra. Para sabermos qual significado é o mais adequado, devemos considerar o texto que estamos lendo: em que frase a palavra está incluída, qual o contexto no qual o texto está inserido, dentre outros.
          Sendo assim, uma palavra no dicionário tem vários significados e nenhum ao mesmo tempo, uma vez que fora do texto - e do contexto - as palavras não tem significados específicos.
          No caso da palavra brado, apesar de os dois significados propostos pelo dicionário serem adequados ao uso da palavra no Hino Nacional, aquele que mais se aproxima do sentido proposto pelo texto é o número 1.
          Agora que sabemos como encontrar os significados dos vocábulos no dicionário, basta procurarmos as demais palavras da lista.
APROPRIANDO-SE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
          É importante sabermos utilizar os dicionários impressos. Contudo, também é possível encontrar os significados das palavras utilizando dicionários virtuais, disponíveis na Internet. Segue uma lista com alguns dos dicionários virtuais de língua portuguesa mais usados:
·       Dicionário WEB
·       Dicionário Priberam

PARA DESCONTRAIR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário