domingo, 6 de março de 2011

AULA 3

Antes da leitura:
- Para você, o que é solidariedade?
- Dando uma breve olhada no texto, é possível dizermos onde ele foi publicado?
- Em quantos parágrafos o texto está organizado?

"Ser solidário é ser humano"
Muitas pessoas não sabem dizer o que significa a palavra solidariedade. As versões são as mais diferentes possíveis, porque o termo não tem definições científicas.
Na sua simplicidade, mas também na sua sabedoria, um senhor de 70 anos respondeu ao ser entrevistado sobre o significado da palavra: "não sei o que significa solidariedade, mas quando pessoas se ajudam umas as outras e se sentem responsáveis umas com as outras estão vivendo a solidariedade".
Assim relatou o diretor executivo da Cáritas Brasileira, Dr. José de Sousa. O advogado, concordando com a resposta do simples cidadão ainda enfatizou: "É isso mesmo. Mais do que uma palavra, solidariedade é uma vivência, uma atitude. Será possível ser humano sem uma atitude solidária?
Não se pode limitar a solidariedade à partilha de bens materiais aos pobres. A solidariedade é muito mais do que matar a fome momentânea de quem não tem pão. Exige uma atitude de com-vivência, de cumplicidade, de colaboração, de compromisso, de comum-união.
Em sua origem latina, o termo nos remete ao sentido de agir in solidum, agir em bloco. Uma co-responsabilidade entre pessoas e comunidades, entre povos e nações, em função da ética e da dignidade humana, da justiça e da paz. Esta deve ser a dimensão mais perene e essencial da solidariedade, no mundo atual".
Disponível em: http://www.cancaonova.com/portal/canais/news2/revista.php?id=349
Acesso em 10/02/2010.

Durante a leitura:
- Grife as palavras que você desconhece o significado.

Depois da leitura:
- O que são “definições científicas”?
- No segundo e no terceiro parágrafos, encontramos trechos de texto entre aspas (“”). Explique por que esses pedaços de texto estão marcados com essa pontuação.
- A quem se referem os termos abaixo
a) simples cidadão;
b) advogado.
- Por que, segundo o Dr. José de Sousa, “solidariedade é muito mais que matar a fome”?
- “É possível ser humano sem uma atitude humana?” Escreva sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário